O Café Santa Rita de Caconde é produzido na região Mogiana, no final da Serra da Mantiqueira, umas das melhores regiões produtoras de café do Brasil. Classificado como café especial e exótico, é torrado e moído artesanalmente.


O PRODUTOR

Anibal Mesquita tem o café no sangue. Mineiro, descendente de uma das primeiras famílias produtoras do estado, cresceu na roça aprendendo os valores e segredos desse grão que se transformou numa das bebidas mais apreciadas do mundo.

Para ele, a cultura do café não é só um negócio, mas motivo de prazer, satisfação e de trabalho com muito amor e respeito.

ORIGEM

É um café proveniente de uma região montanhosa, cultivado numa área de 8,7 hectares e altitude em torno de 950 metros. Confronta com uma extensa área de vegetação constituída de matas nativas onde habitam alguns animais silvestres como onças, veados, lobos, tucanos, jacus, canários da terra, dentre outras espécies.
 


TIPOS DE CAFÉ

São pequenos talhões de cafés do tipo arábica dos seguintes cultivares: Icatu amarelo precoce, Bourbon amarelo, Mundo Novo, Topázio, Catuaí Vermelho 144, Catucaí Amarelo, Acauã, Catiguá Mg2 e Mg3.

POR QUE É UM CAFÉ ESPECIAL E EXÓTICO?

Visando uma cultura de café sustentável e diferenciada dos padrões habituais de cultivo, Anibal Mesquita trabalhou na terra para obter um microclima especial, formando uma lavoura de café sombreada com o plantio de árvores e bananeiras, o que proporcionou um ambiente natural e especial para a formação dos frutos cafeeiros, razão de ser um café especial e exótico.

CLASSIFICAÇÃO NO 11º CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉS DE CACONDE

O produtor Anibal Mesquita da Silva participou do 11º Concurso de Qualidade, realizado em setembro de 2017 na cidade de Caconde. Obtendo 83,75 pontos na categoria Microlote com o cultivar Catiguá, e 84,16 pontos na categoria Nano Lote com o Icatu Amarelo, sendo classificado em 2º lugar em ambas as categorias. Confira no link o resultado do concurso:

https://cafecaconde.com.br/noticia/resultado-e-classificacao-do-11-concurso-de-qualidade-de-cafes-de-caconde